Planetas Retrógrados

Nada no universo acontece sem a possibilidade de uma revisão. São como segundas chances de perceber o que precisa ser reorganizado para seguir em frente de forma mais confiante e assertiva. Pela astrologia, é isso que acontece em momentos de retrogradação!

Por que o universo nos proporciona momentos de revisão? Para que possamos alinhar a rota e seguir de uma forma mais assertiva! E é exatamente para isso que servem os movimentos retrógrados dos planetas! Quando dizemos que um planeta está retrógrado, significa que, do ponto de vista da Terra, ele parece estar “andando para trás” em sua órbita no céu. Embora isso seja apenas um aspecto visual, tem um significado importante na astrologia. Quando os planetas estão retrógrados, as áreas da vida e os assuntos regidos por ele acabam influenciados por essa retrogradação, ou desaceleração. É hora, portanto, de rever, reanalisar e repensar muita coisa.

Apesar de muitas pessoas temerem esses momentos, especialmente porque eles causam um certo desconforto, já que mudam a energia vigente, a verdade é que períodos de retrogradação servem para que a gente coloque a vida nos eixos e possa retomar o movimento, depois, com muito mais convicção. O universo é simplesmente perfeito e tudo acontece em sincronicidade. E quando estamos vivendo de maneira automática, quase no piloto automático, acontecem movimentos cíclicos que nos permitem um despertar. Claro, para quem está aberto e aceita que podem existir outros pontos de vista. Mas e quem já estava desperto? Para esses, os movimentos de retorgradação passam como uma brisa suave. Então, sem medo de planetas retrógrados, tudo que eles fazem é nos permitir corrigir as metas e entender o que passou, talvez, um pouco despercebido.

Quer entender o que cada planeta em movimento retrógado pode provocar?
Então aqui vai:

Mercúrio retrógrado - Mercúrio rege as comunicações e os processos mentais. Ou seja, durante seu movimento retrógrado, são esses os assuntos afetados. A parte preocupante é que as coisas podem não ser bem compreendidas e por isso é preciso redobrar o cuidado na comunicação. Evite assinar contratos, fazer acordos e comunicados importantes neste período. A parte maravilhosa é que processos do passado ressurgem para que sejam repensados e renovados, muitas vezes chegando ao fim de um ciclo. É tempo de renovação de ideias e informações! Também é excelente momento para consertar objetos danificados.
 

Marte retrógrado - Marte é o planeta da guerra e do impulso. De um lado, muita gente pode estar mais propenso a entrar em discussões por qualquer motivo, de outro, todo movimento dá uma brecada, ou seja, ficamos mais lentos e muito mais ativos internamente do que propensos a agir, e por ambas razões, podemos nos frustrar com facilidade. É hora de cuidar com a impulsividade e, ao mesmo tempo, exercitar a paciência.
 

Vênus Retrógrado - Os assuntos de Vênus entram em período de revisão: relacionamentos são colocados em xeque, bem como o que desejamos para nós, seja com relação ao amor ou ao autovalor. Amores do passado podem surgir, ou situações que farão com que se repense muito o valor das coisas e das pessoas. É preciso cuidado para não agir com rigor excessivo ou por puro capricho. E evite comprar bens de alto valor (imóveis, carro, jóias) neste período, bem como, evitar procedimentos estéticos.
 

Júpiter retrógrado - O planeta da expansão dá uma brecada durante seus processos de retrogradação, então, muita calma nessa hora. Não é que nada vai dar certo, só precisa de um pouquinho mais de estruturação. Tudo que é novo demora mais a acontecer, mas, por outro lado, esse é um ótimo momento para rever estudos e viajar somente para lugares que já conhece. Quem sabe, é daí que novas diretrizes vão aparecer!
 

Saturno retrógrado - Quando Saturno está retrógrado, tudo que diz respeito a ordem e hierarquia fica um pouco tenso. Ao mesmo tempo, também é um período rico para exercitar a disciplina, já que Saturno volta com tudo, depois, cobrando resultados e maturidade.
 

Urano retrógrado - Embora sentido de uma forma mais macro do que pessoal, o movimento retrógrado de Urano pode afetar tudo que é novo, incluindo a tecnologia, que pode dar problemas nesse período. É o melhor momento para cuidar do que você já fez, para melhorar os projetos e disciplinas que já iniciou.
 

Netuno retrógrado - Netuno também afeta de uma forma bem mais ampla e está conectado às crenças e religiões. Muitas máscaras caem durante o movimento retrógrado de Netuno, mas é preciso cuidado para avaliar muito bem toda novidade que aparecer, pois pode ser pura ilusão. Este é o melhor período para enxergar a realidade, sair dos planos e trabalhar para realizar seus sonhos!

Plutão retrógrado - O planeta da transformação, em movimento retrógrado, exige cautela nos assuntos de investimentos e tudo que lida com riscos. Mas pode ser maravilhoso para superar traumas e medos. Fique atento a insights e inspirações.

É claro que existem também as influências dos planetas que estavam retrógrados no momento em que nascemos e aparecem dessa forma em nosso mapa natal (aquele R minúsculo do lado do planeta no gráfico). Nesse caso, as questões influenciadas pelo movimento dizem respeito às nossas próprias jornadas individuais e significam que alguns assuntos precisarão de um pouquinho mais de atenção na vida. Nada que possa prejudicar nosso crescimento. Pelo contrário, tudo que está em nosso mapa serve para nos ajudar a ser nossa melhor versão. Cabe a nós aproveitar da melhor maneira cada pedacinho de ajuda que o universo nos dá.





 

Anterior
Anterior

Saturno - O Senhor do Karma

Próximo
Próximo

Júpiter - A Estrela da Sorte