Aspectos e sua importância

Depois de mostrar a importância dos planetas, das casas, dos asteróides e pontos cármicos, vou falar um pouquinho sobre os aspectos do Mapa Astral. Alguns desejados, outros, temidos, mas todos incrivelmente importantes para nossa evolução.

Você sabe quais são os aspectos entre planetas que aparecem no seu Mapa Astral e qual sua importância? Os aspectos, na verdade, estão acontecendo o tempo todo no céu, com os trânsitos planetários. Você já deve ter ouvido falar que a Lua está em oposição a Saturno, ou que Júpiter está fazendo uma conjunção com Vênus e muitos outros, certo? Isso significa que os planetas, nas suas trajetórias em torno do sol, estão se encontrando, ou se afastando, e como cada um deles “fala” sobre um tipo de energia da nossa vida, vibra de uma determinada maneira, eles acabam “conversando” entre si e essa conversa pode ser amigável ou um pouco controversa.

No nosso mapa natal, essas “conversas” que aconteciam entre os planetas no momento em que nascemos diz muito da nossa personalidade e dos caminhos que devemos trilhar nessa vida. Por isso é tão importante avaliar esses diálogos e, obviamente, ficar atento às mudanças constantes do céu, porque estamos todos em constante movimento: os planetas, as energias, nós. E é a leitura de toda essa informação junta que vai nos mostrar tendências e possibilidades na vida. Os aspectos formados pelos planetas levam em conta a posição deles no mapa do céu: Conjunção (quando os planetas estão próximos de 0º a 10º graus), Quadratura (quando formam um ângulo de 90º graus), Oposição (quando estão a 180º graus de distância), Trígono (quando estão a 120º graus) e Sextil (quando formam um ângulo de 60º graus), entre outros, mas estes são os principais que analiso nos Astros da Semana, por exemplo.

Veja o que cada um deles representa:

Conjunção - quando dois planetas estão muitos próximos, e geralmente no mesmo signo, ocorre uma conjunção. Ela é considerada um aspecto neutro, mas que reforça as energias dos planetas envolvidos.

Quadratura - formada por planetas que estão em elementos que não tem muita afinidade e é um aspecto desafiador. Aparece diversas vezes durante a vida e, por isso, tem um significado forte de mudança que desejamos empreender.

Oposição - apesar de, nesse caso, os planetas estarem em elementos opostos, eles se complementam. Isso significa que é um aspecto desafiador, mas de uma forma que possibilita experiências completas. Os signos opostos são: Áries e Libra, Touro e Escorpião, Gêmeos e Sagitário, Câncer e Capricórnio, Leão e Aquário, Virgem e Peixes.

Trígono - quando acontece um trígono, os planetas estão em signos que se complementam e são totalmente compatíveis. Por isso, é um aspecto positivo e de complementaridade harmoniosa que acontece entre signos do mesmo elemento (fogo, terra, água e ar).

Sextil - esse é o aspecto da sorte! No Sextil, os planetas estão em signos ou de água e terra, ou de ar e fogo, ou seja, elementos que se colaboram e tendem a aumentar a potência de sua vibração.

Não existem aspectos ruins. Na verdade, o que existem são momentos desafiadores e que demandam nossa atenção para processos de crescimento. Sempre que um aspecto tenso se forma, questões importante vêm à tona. Existe um ditado em espanhol que diz: “Lo que te choca, te checa”, ou seja, aquilo que te perturba, vai lá e dá uma checada, averigua, observa, questiona. É no desconforto que nos movemos, certo? E é aí que está a beleza dos aspectos mais tensos em nosso mapa. Os aspectos harmoniosos, por outro lado, são presentes do universo, momentos e questões nas quais temos desenvoltura e nos saímos bem com mais facilidade. No céu, tudo é perfeito, tudo existe para que possamos evoluir e vivermos nosso melhor. Concorda?

aspectos.jpg

 

 

Anterior
Anterior

Não me identifico com meu signo, e agora?

Próximo
Próximo

O Mapa Astral e o encontro com o EU