parceiros

A Dança como Caminho de Autodescoberta

Dançar pode ser um caminho maravilhoso para despertar o autoconhecimento. Mas para isso a dança precisa ser trabalhada como uma manifestação de ser-estar no mundo que transcende a gestualidade mecânica e integra o corpo, a mente, o coração e enche a alma de alegria.

As atribulações da vida moderna nas cidades; o ritmo frenético que muitas vezes imprimimos em nossas vidas diariamente; os desejos infinitos de ter isso ou aquilo; as preocupações ou frustrações; os inalcançáveis padrões de qualidade e beleza… quantas distrações para tirar o foco do “ser-estar presente”! Numa sociedade full-time, são muitos os fatores que contribuem para dissociar o corpo, da alma e do coração!

Tudo até pode parecer de pernas pro ar, mas quando estamos atentos e sensibilizados com as coisas que realmente importam, fica fácil enxergar as belezas da vida e mais que isso, torna-se natural “dançar a vida”. Ou seja, adquirimos flexibilidade para fluir diante dos problemas e manifestamos saúde, plenitude e paz interior. Tudo se torna mais simples se estamos conscientes de nossos dons e capacidades. E tudo se torna mais prazeroso, se conectados com a inteireza do ser corpóreo e cíclico que somos. 

A Mulher e o Ventre - passos que iluminam o palco e a vida –

Além dos inúmeros benefícios físicos, a dança do ventre pode ser vivida como terapia para superar bloqueios emocionais, revigorar a sexualidade, proporcionar maior equilíbrio energético e fortalecer a auto-estima. 
É difícil não apreciar os movimentos hipnóticos, sedutores, plasticamente harmônicos e fluidos dessa arte. Seus passos com certeza iluminam o palco e encantam pessoas de todas as idades. Mas em poucas palavras, lembro que o simbolismo mais profundo dessa arte retrata os mistérios do ciclo da vida. O ventre dança para celebrar o poder da criação, o extraordinário, o divino interior. Traz um conhecimento universal, ancestral e sagrado. 
Dançar o ventre ilumina a vida das mulheres porque até hoje as ajuda a gestar e a criar seus filhos; a realizar seus projetos; a relacionar-se com mais liberdade, a respeitar seus ciclos e a apreciar a beleza dentro e fora de si. 
 

Escrito por: Yasmin Meera - Coreógrafa, Professora e Produtora Artística
Yasmin dedica-se ao estudo da dança oriental desde 1998 e leciona há mais de dez anos. Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Catarina; cursou a Formação Holística Arthea – Artes da Deusa e especializou-se em diversos cursos de dança e expressão corporal. É proprietária da Escola de Danças do Oriente na Lagoa da Conceição em Florianópolis.

Mulher Líder, Mulher Consciente

Como estamos exercendo nosso papel de executivas, empreendedoras e líderes de equipe nos dias de hoje? Estamos conscientes do nosso poder de influência para a construção de um mundo melhor?

Li recentemente uma reportagem que trouxe uma importante reflexão sobre as conquistas das mulheres no mundo corporativo e destaca as características que as vem distinguindo dos homens para exercer função de liderança em pequenas, médias e até mesmo grandes empresas.

A matéria inicia informando que no Brasil, as mulheres já estão presentes em maior quantidade no mercado de trabalho e nas universidades, e que 27% dos cargos de liderança nas empresas já são ocupados por mulheres.
Essa situação se deve pela assimilação por parte das corporações dos benefícios gerados na implantação de uma política de comando feminina, em que a sensibilidade não passa mais a ser vista como sinônimo de fraqueza. Desta forma, as mulheres não precisam mais buscar desempenhar um modelo de gestão semelhante ao dos homens para serem bem sucedidas.

Dentre as 16 competências cruciais para a função de liderança, as mulheres costumam se sobressair em 12 delas, como por exemplo, pró-atividade, honestidade, inspiração e motivação, estabelecimento de metas desafiadoras, promoção de mudanças, comunicação clara, etc.
Toda essa realidade deve servir de orgulho para nós mulheres, mas também deve trazer uma conscientização da importância de nossas ações para a construção de um mundo mais próspero e responsável com todos os recursos humanos, naturais e materiais que temos ao nosso dispor.

Devemos, além de buscar grandes posições de destaque no mundo dos negócios, contribuir para encontrar e despertar os talentos de nossos seguidores, disseminar a importância do desenvolvimento de empresas que cada vez mais busquem a preservação do meio ambiente e também remanejar a utilização dos recursos materiais, de forma a garantir a geração de uma sociedade auto sustentável, onde os recursos financeiros são apenas um meio para alcançar o maior objetivo da vida, a felicidade.

 

Escrito por: Ana Paula Adriano Platt - Coach
Ana Paula é empresária. Bacharel, Especialista e Mestre em Administração de Empresas. Possui formação em Personal e Life Coaching, Mentoring e Coaching Financeiro. Atua como Personal Coaching, Coaching de Talentos, Coaching de Prosperidade e Coaching para Empreendedoras focando a descoberta e ampliação do potencial humano para alcançar o alto desempenho profissional equilibrando as demais áreas da vida.